segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Como utilizar a lavanda fina?


Os Romanos utilizavam a lavanda para perfumar o banho e as roupas depois de lavadas.

Também foi chamada de "guarda-roupa" pelas nossas avós. 

Diz-se também que é a "faca suíça" da Aromaterapia pois sempre, desde Dioscoride no século I, até René-Maurice Gattefossé, que criou a Aromaterapia moderna em 1928, a lavanda sempre foi reconhecida e utilizada por suas virtudes medicinais.


A lavanda fina sob a forma de "óleo essencial 100% puro e natural", é recomendada no tratamento de :

- insônias (2 a 3 gotas no travesseiro), irritabilidade (difusão no ar), dores de cabeça (massagem nas têmporas), estresse (5 a 6 gotas no banho). A lavanda atua como calmante.

- feridas e queimaduras (1 a 2 gotas), eczema seco (aplicar 2 a 3 gotas no algodão e passar sobre as placas sem esfregar), escarras, queimadura de sol, picadas de insetos. A lavanda age como desinfetante e cicatrizante.

- resfriados e sinusites (1 a 2 gotas em inalação). A lavanda atua como anti-infeccioso.

- dores de garganta (1 a 2 gotas em uma colher de açúcar ou de mel). A lavanda age como anti-inflamatório.

- contrações musculares e reumatismos (algumas gotas em fricção). A lavanda atua para descontrair os músculos e acalmar a dor.

- piolhos (1 gota atrás da orelha em prevenção), parasitas intestinais (1 gota no açúcar durante 3 dias). A lavanda age contra os parasitas.


Importante: todas essas utilizações só são válidas com a lavanda fina (lavandula augustifolia). A garantia de um óleo essencial de qualidade é primordial para a saúde.


(Imagens: claudiaroma)

13 comentários:

  1. Linda essas imagens que você partilha conosco, Claudia! Ainda irei conhecer esses campos tão lindos!
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Olá querida Claudia adorei seu look !
    E este chapéu é um charme pura elegância bjs.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Além de ser linda, ter uma aroma delicioso a lavanda tem mil e uma utilidades... gostei muito de saber Cláudia!
    Bjus amiga, tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cláudia,
    Adorei as dicas. Não sabia que a lavanda servia para tantas coisas.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi Claudia

    Estava aqui vendo as fotos da tua viagem, que bom vc estar lá juntinho da família.
    Minha irma esta morando no Canadá e neste fim de semana foi conhecer um campo de lavanda e acho que
    veio um pouco decepcionada, porque as lavandas ainda estavam pequenas. Ela disse que informaram q a lavanda leva uns 5 anos pra ficar bem grande. A imagem que temos na cabeça são aqueles campos gigantes.
    Super dicas com lavanda!!
    Ah, obrigada pela visita no meu post ontem. Realmente tenho que ter mais paciência, rs

    bjo querida

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Cláudia...a cada dia aprendo mais um pouquinho com voce sobre as Lavandas...e tudo o que tenho colocado em prática...tem revertido em dias maravilhosos....eu estou me sentindo cada dia melhor....não tomo mais nenhuma medicação, para as minhas dores ...que me paralisavam, meu humor...minha alma....estão revigoradas....Até o meu blog que havia sumido, consegui reativar....o que me deu uma felicidade muito grande...lá esta um bom pouco de minha vida...quando voce tiver um tempinho passe por lá....namaste.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    dicas preciosas, a lavanda tem muitas utilidades, lembro dos talcos com cheiro de lavanda, que minha tia usava. Usei a essência que me enviastes maravilhosa, tem um aroma muito deliciado que traz bons pensamentos.
    Linda viagens e as recordações pós viagens não tem preço.
    Bjos tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Bom te ver!!! Bonita sempre!!!grata pelas dicas..bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  9. Bom te ver!!! Bonita sempre!!!grata pelas dicas..bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Bom te ver!!! Bonita sempre!!!grata pelas dicas..bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha, eu simplesmente amo lavanda e uso muito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Adorei a dica Cláudia, vou usar no travesseiro, nunca fiz isso, deve ser maravilhoso!
    Lindo post!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Amiga Querida.. bom retorno!!! Lavanda é tão mágica quanto cheirosa nunca me canso de suas postagens sobre essa florzinha mágica. Amei as dicas e já estou escrevendo no meu Caderno de Ervas Mágicas para não esquecer. Uma linda quarta com sol aquecendo a alma e o coração. Com carinho de sempre Rê.

    ResponderExcluir